sexta-feira, 8 de junho de 2012

Papers - Oceanography and Python


Dando parabéns aos Oceanógrafos pelo "dia do Oceanógrafo", seguem algumas leituras do dia de hoje.

[1] - Geophysical data analysis using Python - Computers & Geosciences (2002)
[2] - OOFɛ: A Python engine for automating regional and coastal ocean forecasts - Environmental Modelling & Software (2011)

Encontrei esse trabalho[1] dos Bascos autores do PyClimate (Jon Sáenz, Juan Zubillaga, Jesús Fernández), falando sobre o pacote PyClimate e a implementação de ferramentas básicas para a oceanografia.

Funções de distribuição de probabilidades (PDF's), método de EOF e SVD, uso de netCDF, como trabalhar com dias julianos nas convenções do Cooperative Ocean/Atmosphere Research Data Service (COARDS), filtros multivariados e outros detalhes.

O segundo trabalho[2] é um pacote de ferramentas para trabalhar com o ROMS automatizar previsões costeiras entre outras coisas. Uma demostração do que já é aplicado no Brasil está aqui: http://oceano.fis.ufba.br/oof/main/forecast.php
Ainda não disponibilizado o código (não sei o porquê ainda), mas ele referencia outras ferramentas da modelagem que integram o FORTRAN, como o a implementação do modelo atmosférico Neelin-Zeng QTCM1 (feito já em python http://www.johnny-lin.com/py_pkgs/qtcm/ ).

Anexos:
[1]
[2]

Boas leituras.

Um comentário:

  1. Muito interessante....
    Me ajudou muito!!
    Obrigada!

    ;)

    ResponderExcluir